IFRS recebe encontro do ANDES no RS em 14 e 15/9

Nos dias 14 e 15 de setembro o Campus Porto Alegre receberá o XIX Encontro do ANDES Sindicato Nacional no RS, com o tema “Em Defesa dos IF’s e das Universidades Públicas“.

O encontro irá reunir a Direção Regional do ANDES-SN no RS e as seis (6) seções sindicais do Sindicato Nacional no estado, Adufpel, Aprofurg, Sedufsm, Seção da UFRGS, Sesunipampa e Sindoif. Será a primeira vez que um Encontro Regional do ANDES-SN ocorre em um campus do IFRS.

A abertura do encontro será na sexta, 14, a partir das 18h30min, no Auditório Prof. Dr. Rui Manuel Cruse (térreo), na Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico de Porto Alegre. O debate de abertura irá tratar dos “Ataques Financeiros e Ideológicos Contra a Educação Pública“, contando com a presença do Prof. Osmar Gomes de Alencar Jr, da UFPI, e da Profª Russel Teresinha Dutra da Rosa, da UFRGS.

A mesa de abertura irá contextualizar o atual cenário de ataque às universidades e institutos federais, tanto no aspecto orçamentário quanto nas concepções de educação alicerçadas em retrocessos, como a contrarreforma do ensino médio e a escola com mordaça.

As atividades seguem no dia seguinte, sábado, 15, a partir das 9h. O debate do sábado trata da “Paridade de Gênero no ANDES-SN“. Esse foi um tema pautado no 63º Conad do ANDES, ocorrido em Fortaleza no último mês de julho. O debate sobre paridade na composição do Sindicato Nacional está sendo feito em todas as Seções Sindicais e deve culminar com alterações no Estatuto do ANDES-SN no próximo Congresso, previsto para ocorrer em Belém no mês de janeiro de 2019.

A mesa será composta pela Profª Jaqueline Rodrigues de Lima, da UFG, 1ª Secretária do ANDES-SN, e pelas colegas do SindoIF SSind, Profª Andréia Meinerz, do Campus Restinga, e Profª Manuela Finokiet, do Campus Alvorada, respectivamente vice presidenta e secretária geral da Seção do ANDES-SN no IFRS. O SindoIF SSind possui paridade entre professores e professoras na composição de sua Diretoria Executiva, conforme previsto no regimento interno, desde a fundação da Seção Sindical.

Na parte da tarde do dia 15, sábado, está previsto o Fórum das Seções Sindicais.

O encontro é aberto à participação de docentes e de toda comunidade acadêmica. Venha debater conosco a organização sindical e os caminhos da luta em defesa da educação pública. Agende-se e venha para o Campus Porto Alegre nos dias 14 e 15 de setembro.