Ato massivo contra o desmanche da previdência

Em Porto Alegre, no 22 de março, milhares de pessoas saíram às ruas para demonstrar sua indignação com a proposta de reforma da previdência de Bolsonaro e Guedes. Em todo país, a mobilização serviu para demonstrar a necessidade de uma Greve Geral contra a destruição da previdência.

O Dia de Luta contra a Reforma da Previdência na capital gaúcha iniciou com mobilizações nos locais de trabalho. O(a)s servidore(a)s da educação federal estiveram reunido(a)s em um painel realizado no Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS, no início da tarde. O painel “Mulher, Trabalho e Previdência – os reflexos da Reforma da Previdência na vida das Mulheres” teve a participação da economista Lúcia Garcia, do DIEESE, da doutoranda em Desenvolvimento Econômico da Unicamp, Juliane Furno e do advogado trabalhista Guilherme Pacheco Monteiro, da CSPM Advogados. O painel foi conduzido pela coordenadora-geral da Assufrgs Sindicato, Berna Menezes.

Após o painel, docentes, estudantes e técnico-administrativo(a)s concentraram em frente a FACED e foram em caminhada até a Esquina Democrática. No ato reunindo trabalhadore(a)s, movimentos sociais e juventude, as falas da centrais sindicais reforçaram a necessidade de construção de uma Greve Geral para barrar a reforma da previdência. Após o ato na esquina, o(a)s manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do centro de Porto Alegre até o Largo Zumbi dos Palmares.

Em todo país, atos com grande participação popular marcaram o dia de luta convocado por 12 diferentes centrais sindicais. Veja a seguir, imagens e vídeo do ato de 22 de março em Porto Alegre.