Universidade estadual cria cotas para transexuais, travestis e transgêneros

Por sindoif

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) anunciou a adoção de cotas para estudantes transgêneros na graduação e pós-graduação. O novo critério de seleção entrará em vigor já em 2019 em todos os processos seletivos abertos pela instituição para cursos de graduação e pós-graduação.

Com a mudança, o sistema de cotas da instituição passará a contemplar vagas para transexuais, travestis e transgêneros. Quilombolas, ciganos e portadores de deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades também serão contemplados.

A universidade vai oferecer 5% de vagas adicionais para cada grupo, além das vagas que já são ofertadas em cada curso de graduação e pós-graduação. Hoje, a Uneb destina 40% delas para candidatos pretos e pardos e 5% para indígenas. “Por se tratar de sobrevagas (vagas adicionais), as novas cotas não alteram o percentual de 60% do total de vagas que é destinado atualmente a candidatos não-cotistas”, destaca a instituição.

A Uneb vai sediar, também, o 3º Encontro de Estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da União Nacional dos Estudantes (UNE) que será realizado entre os dias 27 e 29 de julho, no Campus I da universidade, em Salvador. Esta edição do evento abordará o tema Nossas Vidas importam: mais democracia e um Brasil livre de LGBTfobia.

Fonte: Gazeta do Povo e UNE (União Nacional dos Estudantes).

Acesse a 2ª Edição da Cartilha do ANDES-SN “Contra todas as formas de assédio, em defesa dos direitos das mulheres, das/os indígenas, das/os negras/os, e das/os LGBT”.

Compartilhe nosso conteúdo