Quem Somos

A Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (a ANDES) foi criada em fevereiro de 1981, reunindo associações docentes que haviam sido organizadas a partir do final da década anterior, como espaço de enfrentamento à ditadura civil-militar nas universidades do país. Imediatamente após a promulgação da atual Constituição, em novembro de 1988, quando servidoras e servidores públicos passaram a ter direito a sindicalização, a ANDES tornou-se o ANDES-SN – Sindicato Nacional das e dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

2017.07 - Formação inicial ANDES no IFRS

Formação inicial do Núcleo do ANDES no IFRS em julho de 2017
A partir da esquerda: Carlos Alberto Gonçalves (Regional RS do ANDES-SN); André Martins (Campus Porto Alegre); Rudinei Müller (Campus Restinga); Fábio Marçal (Campus Alvorada); Mário San Segundo (Campus Viamão) e Marcelo Siqueira Campos (Campus Osório)

O ANDES-SN reúne atualmente cerca de 120 seções sindicais em todo país, representando aproximadamente 75 mil professoras e professores em universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais e em centros federais de educação tecnológica.

Em julho de 2017 foi criado o Núcleo do ANDES-SN no IFRS, reunindo docentes que atuavam em diferentes campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, localizados em Porto Alegre e em cidades próximas à capital gaúcha.

A foto, feita do fundo do auditório, mostra professoras e professores do IFRS de costas, participando da Assembleia de formação do SINDOIF, em dezembro de 2017, no Auditório Rui Cruse, do Campus Porto Alegre do IFRS. O evento contou com a presença de representantes da Regional RS do ANDES-SN e das seções sindicais gaúchas.

Ocorrida em dezembro de 2017 no Auditório Rui Cruse do Campus Porto Alegre do IFRS: assembleia de fundação do SINDOIF com docentes do IFRS e a presença de representantes da Regional RS do ANDES-SN e das seções sindicais gaúchas

Em dezembro de 2017, este núcleo transformou-se na Associação dos Professores e Professoras do IFRS nos campi da Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre – SINDOIF, elegendo sua diretoria provisória incumbida de realizar a etapa de ingresso no ANDES Sindicato Nacional.

Quando da fundação da entidade, determinou-se, como um dos pressupostos fundamentais, a paridade na representação de professoras e professores na composição de sua diretoria.

Em março de 2018 o SINDOIF aprovou, em assembleia geral, o ingresso na base do ANDES-SN, tendo sido admitido como Seção Sindical no Conad de julho daquele ano, no formato ad referendum. O ingresso definitivo foi homologado no 38º Congresso, ocorrido em Belém/PA, em janeiro de 2019.

Diretoria mandato 2022-2024

• Secretária adjunta: Adriana Pancotto
  • Tesoureiro geral: Rafael Alfonso Brinkhues
  • Tesoureiro adjunto: Wagner Guimarães da Silva