Entidades articulam luta contra a mordaça em São Lourenço do Sul

Após a aprovação do projeto “escola ‘sem’ partido” em São Lourenço do Sul, no último dia 16, entidades e organizações vinculadas à educação democrática iniciaram esforços para barrar a sanção do projeto.

Em 23 de julho o ANDES-SN, através da Aprofurg SSind, organizou atividade no Campus São Lourenço da FURG. O professor Fernando Penna, da UFF, Coordenador do Movimento Educação Democrática realizou uma palestra destacando os riscos da implantação do projeto da mordaça em sala de aula. Pelo SindoIF SSind esteve presente nesta atividade o Prof. Tauê Al-Alam, do Campus Rolante.

Recentemente o Blog ‘São Lourenço Rural’ elaborou uma pesquisa entre a comunidade Lourenciana sobre a aprovação do projeto da mordaça. De um total de 562 pessoas consultadas, 83% se manifestaram contrárias ao projeto e apenas 17% favoráveis.

Segundo o CPERS Sindicato, o promotor de justiça de São Lourenço, Paulo Roberto Charqueiro, irá encaminhar ofício ao prefeito municipal, Rudinei Harter (PDT), recomendando o veto ao projeto da mordaça, lembrando que a proposta já foi considerada inconstitucional no STF em decisão liminar sobre legislação semelhante aprovada em Alagoas.

Caso o prefeito de São Lourenço sancione o projeto aprovado pelos vereadores, o ANDES-SN, o CPERS, o SINPRO/RS e outras entidades vinculadas à educação democrática irão recorrer ao STF, alegando a inconstitucionalidade do projeto “escola ‘sem’ partido” aprovado em São Lourenço do Sul (RS).

Foto: Prof. Tauê Al-Alam

EM TEMPO: Prefeito de São Lourenço veta o projeto da mordaça em 30/7.