NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR ESTEVÃO HAESER DO IFRS CAMPUS OSÓRIO

Veja a seguir a nota oficial de solidariedade ao Prof. Estevão da Fontoura Haeser, do Campus Osório do IFRS, sobre os fatos ocorridos na sessão do Conselho Superior (Consup) do IFRS em 23/04/2019.

O Professor Estevão da Fontoura Haeser, representante docente do Campus Osório no Conselho Superior (CONSUP) do IFRS, sofreu tentativa de desqualificação na sessão pública do órgão máximo da referida Instituição Federal de Ensino, ocorrida em 23/04/2019, no Campus Ibirubá, quando a luta por igualdade racial – uma marca da trajetória pessoal e profissional do Prof. Estevão – foi classificada como “coitadismo” por outro conselheiro, representante da gestão de um campus.

As entidades que subscrevem a presente nota repudiam que esse seja o tratamento proferido em reunião do órgão máximo do IFRS que, recentemente, reformou sua Missão Institucional incluindo a redução das desigualdades como questão central da razão de sua existência.

Os ataques direcionados ao Prof. Estevão são graves e aconteceram após a fala em que o docente defendia o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) como mecanismo de atenuação às barreiras criadas pelo racismo estrutural incrustado no meio acadêmico e que impõe dificuldades de acesso aos programas de pós-graduação para os/as docentes negros/as.

Entendemos que essas questões estão evidenciadas em uma série de estudos comparativos que demonstram a discrepância entre o percentual de pessoas negras na população brasileira e a taxa de negros/as titulados/as com pós-graduação.

A imputação dessa realidade a mero sentimento de auto vitimização do colega só corrobora para o crescimento das desigualdades, à medida que isenta o racismo arraigado às estruturas sociais de sua responsabilidade histórica e relativiza o seu enfrentamento, desencorajando as ações que visam mitigar os efeitos de um dos problemas mais graves do Brasil.

A ocorrência, além de atingir diretamente o professor, é de extrema gravidade especialmente em uma conjuntura na qual valores sociais tão caros à cidadania, conquistados pelo povo brasileiro nos últimos anos, são institucionalmente ameaçados por ações governamentais.

Desta forma, as entidades abaixo-assinadas prestam sua solidariedade ao professor Estevão da Fontoura Haeser e repudiam qualquer ataque produzido em função de sua luta pela igualdade racial.

Solicitamos, ainda, que o Conselho Superior do IFRS reflita sobre os acontecimentos da sessão de 23/04/2019, para melhor aplicar a missão de redução de desigualdades em todos os espaços da Instituição. E para que o impactante silêncio, tanto da mesa quanto do plenário, ocorrida no momento dos fatos, possa se transformar em ações efetivas de combate as formas sutis de exclusão.

Assinam a presente nota as seguintes entidades:

Adufpel Seção Sindical do ANDES-SN

Aprofurg Seção Sindical do ANDES-SN

Assufrgs Sindicato

Secretaria Regional RS do ANDES-SN

Sedufsm Seção Sindical do ANDES-SN

Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS

Sinasefe Seção Bento Gonçalves

Sindoif Seção Sindical do ANDES-SN

União dos Estudantes do IFRS

A presente nota também foi aprovada no Encontro Regional do ANDES-SN no RS, em 27 de abril de 2019 na cidade de Rio Grande.