Estudantes se mobilizam contra cortes na educação

O anúncio do governo federal de contingenciamento de verbas na educação pública, que atinge universidades e institutos federais, tem recebido dura resposta de parte dos/as estudantes em todo país.

No dia 30 de abril o governo Bolsonaro anunciou cortes na educação que atingiram ao menos 30% do orçamento de cada Instituição Federal de Ensino do país. No IFRS o corte foi da ordem de 18,5 milhões de reais. Na UFRJ, maior universidade do país, o corte foi de 115 milhões de reais.

O recente ataque de Bolsonaro e de seu ministro, Abraham Weintrub, tem servido para mobilizar estudantes em todo país, em especial os/as alunos/as da Rede Federal de Educação Tecnológica. No dia 06 de maio Bolsonaro visitou o Colégio Militar do RJ e foi “recepcionado” por uma gigantesca manifestação de estudantes do Colégio Pedro II e dos Colégios de Aplicação das universidades locais.

No IFRS os estudantes se manifestaram em todos os campi, de maneira contundente, usando a hashtag “Tira a mão do meu IF“. Os estudantes também estão articulando, junto com docentes e técnico-administrativos em educação, para construir uma forte Greve Nacional da Educação em 15 de maio – como resposta aos ataques do governo.

Para saber mais detalhes sobre a mobilização dos estudantes acesse as redes sociais da União dos Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e confira as fotos e os vídeos da mobilização de nossos alunos e nossas alunas.

Venha lutar nesse 15 de maio!

Em defesa da educação, ciência e tecnologia públicas!

Pela liberdade de ensinar e aprender!

Contra a destruição da previdência!

Construindo a GREVE GERAL!