Audiência pública debate os cortes na educação

Uma audiência pública promovida ela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS debateu nesta terça, 21, os cortes promovidos por Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino gaúchas.

Com a presença de deputados, Reitores, entidades sindicais, estudantis e do Ministério Público Federal, o debate acentuou a necessidade de enfrentar a política de cortes que supera 34% do orçamento discricionário das IFE.

Para o Reitor do IFRS, Júlio Heck, além da luta pela garantia de devolução dos valores cortados, é fundamental buscar a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que congelou por 20 anos os investimentos públicos.

Para o estudante do IFRS Campus Viamão, Alejandro Guerrero, que representou a UEIFRS no ato, agora o momento é de unir forças para fazer com que o Segundo Dia de Luta pela Educação em 30 de maio seja ainda maior e mais representativo que as manifestações do último dia 15.

A Profª Elisabete Búrigo falou em nome do ANDES-SN, representando as 6 seções sindicais do RS e cerca de 120 seções em nível nacional, tanto nas universidades federais, estaduais e municipais quanto nos institutos federais e nos CEFETs. Para Elisabete é necessário revogar a EC 95, que inviabiliza o funcionamento da IFE e rediscutir o marco legal de ciência, tecnologia e inovação aprovado em 2016, que coloca as instituições públicas como prestadoras de serviço atreladas aos interesses do capital privado.