MPF faz audiência pública sobre cortes na educação

A Procuradoria Federal da 4ª Região realizou nesse sexta, 7, um audiência pública para ouvir Reitores, sindicatos, entidades estudantis e organizações sociais sobre os cortes na educação. Os Ministérios da Educação e da Economia foram convidados, mas não mandaram representantes.

A audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal em Porto Alegre contou com a participação do ANDES-SN, representado pelo seu vice presidente da Regional Sul, Prof. Carlos Alberto Pires. E com intervenções da Seção do ANDES na UFRGS e do Sindoif – Seção do ANDES no IFRS, através de seus respectivos presidentes, Elisabete Búrigo e André Martins.

O evento também contou com a participação da Andifes e do Conif, além da presença de muitos Reitores e Vice Reitores de universidades e institutos federais do RS, SC e PR.

A ideia dos procuradores federais dos 3 estados da região sul era ouvir gestores, sindicatos e organizações da educação sobre os riscos de funcionamento de universidades e institutos federais em decorrência do corte de mais de 30% no orçamento das IFE.

Como decorrência dessa audiência pública, o MPF irá avaliar a possibilidade de propor ações contra o corte orçamentário na educação.