ANDES repudia violência na GREVE GERAL 14J

O ANDES-SN emitiu nota oficial repudiando a violência e agressões contra manifestantes que participaram de atos na GREVE GERAL de 14 de junho.

Na nota oficial o Sindicato Nacional citou 3 ocorrências que marcaram a Greve Geral em 14J. Leia na íntegra a Nota do ANDES-SN contra a violência

A primeira manifestação foi referente a detenção de estudantes e trabalhadores em Porto Alegre, dentre os quais o presidente do Sindoif SSind, André Martins, em uma emboscada organizada pela Brigada Militar junto a garagem da VTC na Av. Cavalhada.

A nota também repudiou a violência policial contra manifestantes que estavam próximos ao campus da USP no Butantã, em São Paulo, que resultou na detenção de 15 estudantes, professores e técnico-administrativos em educação.

Por fim, em Niterói (RJ), houve tentativa de homicídio que deixou duas professoras e três estudantes feridos (veja matéria aqui).

Dentre as vítimas estavam as professoras Kate Lane Costa de Paiva, da UFF, e Marinalva Oliveira, da UFRJ. Um motorista jogou o carro de forma deliberada contra o(a)s manifestantes. A Profª Marinalva foi presidente do ANDES-SN na gestão 2012-2014 e é sindicalizada na Adufrj. A Profª Kate é sindicalizada na Aduff. As professoras e os estudantes envolvidos nesse triste evento tiveram que ser hospitalizado(a)s, mas passam bem. Veja abaixo as imagens do momento dessa agressão.