Sindicatos pressionam por progressões e promoções

Preocupados com o andamento dos processos de desenvolvimento nas carreiras no IFRS, 6 sindicatos da base do ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE enviaram manifestação à Reitoria cobrando maior celeridade. Veja detalhes.

Na quarta, 6 de maio, as duas seções sindicais do ANDES-SN com representação junto aos docentes do IFRS, Aprofurg e Sindoif, juntamente com as seções do SINASEFE, Bento Gonçalves e Sertão, e dois sindicatos vinculados à FASUBRA, Aptafurg e Assufrgs, enviaram ao Reitor do IFRS um OFÍCIO SINDICAL CONJUNTO solicitando à gestão do IFRS maior celeridade nos processos de progressão, promoção e demais procedimentos de desenvolvimento nas carreiras de docentes e técnico-administrativos em educação.

O ofício foi enviado no dia seguinte à votação do PLP 39 na Câmara Federal (e na manhã que antecedeu a votação final do projeto no Senado) e apontava os riscos aos servidores e servidoras do IFRS caso ocorra congelamento de remuneração até janeiro de 2022. Essa hipótese ainda é plenamente possível, apesar do resultado da votação no Congresso, porque o governo federal ameaça vetar o texto do PLP 39 na parte que retirou parte do funcionalismo público (educação, saúde, segurança e assistência social) do congelamento (veja aqui).

O Reitor do IFRS, Prof. Júlio Heck, respondeu aos sindicatos no dia seguinte ao envio, em 7 de maio, através do OFÍCIO Nº 067/2020/GAB/REI/IFRS.

Na resposta, o Reitor reiterou que não houve qualquer orientação buscando desestimular que os processos sejam abertos. Garantiu que todos os pedidos de desenvolvimento na carreira serão recepcionados e devidamente encaminhados para a respectiva comissão de assessoramento na carreira, seja CIS ou CPPD.

A Reitoria disse, ainda, que no caso específico dos docentes haverá uma adaptação no fluxo para propiciar o andamento de processos no formato digital, para propiciar que sejam apreciados em um momento de trabalho remoto.

O SINDOIF está acompanhando o fluxo e andamento dos processos docentes, em especial progressão e promoção – mas também RT e RSC. Pedimos aos colegas que, em caso de dificuldades no andamento de seus processos comuniquem nossa seção sindical por um dos canais a seguir:

• e-mail para contato@andes.sindoif.org.br
  • whatsapp para 51 99970-9051