PM potiguar ataca estudantes e servidores do IFRN

Estimulada pelo interventor do IFRN, a polícia militar do RN atacou estudantes que se manifestavam pacificamente junto a Reitoria da instituição. Leia detalhes.

Em pleno dia do estudante, 11 de agosto, a polícia militar do RN foi chamada pelo interventor Bolsonarista do IFRN para reprimir uma manifestação pacífica dos estudantes, convocada pela FENET – Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico.

No mesmo dia o deputado federal Gen. Girão (PSL/RN), aliado de Bolsonaro, solicitou o envio de tropas federais para “prover segurança” no IFRN, em mais uma clara demonstração do perfil autoritário e fascista do governo federal e seus aliados. Veja na imagem abaixo.

As agressões da PM foram registradas em vídeo, veja como foi a partir do instagram da FENET. Um servidor da instituição foi atropelado por veículo dirigido por um integrante da atual Interventoria do IFRN.

Quatro viaturas da Polícia Militar e uma da Polícia Federal foram acionadas. Além de spray de pimenta, a PM agrediu fisicamente os estudantes. Um deles, identificado como Silas, teve os óculos quebrados e mostrou marcas de arranhões nos braços provocadas por um policial. Telefones celulares também foram confiscados.

O presidente da rede de grêmios do IFRN Felipe Regif afirmou que o protesto foi pacífico e todas as informações dos participantes haviam sido prestadas na portaria. “Os relatos dos policiais foram que o reitor interventor justificou que estava ocorrendo depredação ao patrimônio público, mas tudo estava sendo pacífico. Todos os 30 estudantes aqui presentes deram seus nomes e matrícula na portaria do prédio. Nada justifica essa ação agressiva”.

O SINDOIF – Seção do ANDES-SN no IFRS – lançou nota pública para repudiar a violência e as agressões no IFRN, leia a seguir.

🚨 Manifestação contra a violência policial no IFRN 🚨

Em 11/08/2020, Dia do Estudante, a polícia militar do RN protagonizou cenas de violência e repressão, após a Reitoria do IFRN ter autorizado um covarde ataque contra uma manifestação estudantil pacífica. O IFRN está com um reitor pró-tempore, considerado ilegítimo pela sua comunidade acadêmica. Vale destacar que a gestão atual fixou uma data para a volta às aulas remotamente, de forma monocrática, e não apresentou nenhuma proposta sobre como será a retomada das atividades acadêmicas.
Os policiais militares que estavam na Reitoria agrediram estudantes e tentaram tomar celulares de alunos que estavam fazendo filmagens da ação. Além disso, durante a manifestação, um servidor foi atropelado por um membro da gestão atual do IFRN. É inadmissível que uma instituição de ensino tolere, quanto mais estimule, atos de violência contra seus estudantes e servidores.
O SINDOIF – Seção do ANDES-SN no IFRS – repudia as ações da polícia militar e do interventor do IFRN e reitera a necessidade de restabelecimento da democracia naquele instituto federal, com a posse imediata do reitor eleito, respeitando assim a autonomia institucional do IFRN.

Imagens: Gabriela Leopoldo (Jornal Saiba Mais).