Nossa Luta

O SINDOIF é uma Seção Sindical assumidamente classista, que luta em defesa dos interesses das e dos docentes federais como parte integrante da luta em defesa da classe trabalhadora. Defendemos a educação pública, laica, gratuita, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada. Defendemos o serviço público gratuito e acessível para toda a população. Defendemos a ciência, a tecnologia e a cultura públicas, inseridas na defesa das instituições públicas de ensino, em especial a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O SINDOIF articula a luta com as demais seções do Sindicato Nacional que se organizam junto à Regional RS do ANDES-SN como ADUFPEL, APROFURG, SEDUFSM, SESUNIPAMPA e Seção do ANDES na UFRGS.

No âmbito do IFRS, a articulação ocorre a partir de um fórum permanente que reúne organizações sindicais que representam docentes e técnico-administrativos em educação. Este fórum reúne a  APROFURG e o SINDOIF (da base do ANDES-SN), a APTAFURG e a ASSUFRGS (da base da FASUBRA), o SINASEFE Bento e o SINASEFE Sertão (da base do SINASEFE).

O SINDOIF também está presente na Frente do Serviço Público do estado (FSP/RS), que reúne sindicatos das 3 esferas – federal, estadual e municipal –, além de centrais sindicais e da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. O SINDOIF compõe, ainda, o Fórum Sindical, Popular e das Juventudes por Diretos e Liberdades Democráticas no RS.

A luta sindical a partir das greves do ANDES-SN ao longo da história

A trajetória do ANDES-SN é marcada por uma forte tradição de organização coletiva e mobilização em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, além da valorização dos profissionais da educação. Ao longo da história, as greves promovidas pelo sindicato nacional foram instrumentos fundamentais de resistência e conquista de direitos. Nesta cartilha são resgatados momentos importantes dessa luta sindical, evidenciando como a força coletiva moldou avanços e inspirou novas gerações na defesa da educação e da democracia.

Clique aqui para ler a cartilha.

Compartilhe nosso conteúdo