60 anos da Revolução Cubana em 1º de janeiro

Por sindoif

Em 30 de dezembro de 2018 o povo cubano renderá homenagens a Che Guevara e demais lutadores/as que participaram da famosa Batalha de Santa Clara. Em 1º de janeiro, enquanto o Brasil dará posse a um fascista, Cuba celebrará os 60 anos de sua revolução.

O povo ‘villaclareño’ renderá tributo a Che e a todos/as que o acompanharam na “maravilhosa e incrível façanha de Santa Clara”, como qualificou Fidel Castro, quando um punhado de combatentes enfrentou e derrotou um inimigo várias vezes superior em forças.

Neste dia, a praça que leva o nome do “Guerilheiro Heróico” acolherá milhares de ‘santaclarenhos’, que junto com os/as protagonistas daquela epopeia e familiares dos caídos se congregarão para rememorar os fatos ocorridos nessa cidade durante os dias finais de 1958 e que contribuíram para a vitória final contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

Na noite anterior, dia 29, no Monumento de Ação Contra o Trem Blindado, está programado um concerto em homenagem aos heróis de Santa Clara, integrantes da 8ª Coluna Ciro Redondo e comandados por Ernesto Guevara de la Serna.

Os cubanos comemoram em 1º de janeiro o aniversário de 60 anos da vitória da Revolução. O ato central será no cemitério Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, nos arredores da rocha onde estão as cinzas do líder histórico Fidel Castro, do Mausoléu do Herói Nacional José Martí e dos monumentos a Carlos Manuel de Céspedes e de Mariana Grajales.

Fonte: Granma

 

“Aquí se queda la clara, la entranãble transparencia, de tu querida presencia Comandante Che Guevara” (fragmento da canção “Hasta siempre, comandante”, de autoria de Carlos Puebla).

Compartilhe nosso conteúdo