Proifes ataca Sindoif e não mostra sua carta sindical

Veja detalhes da repercussão do arquivamento do pedido de registro de carta sindical do Proifes, divulgado pelo Sindoif em 03/07/2019.

O Sindoif informou recentemente que um pedido de registro de carta sindical do Proifes havia sido arquivado, em maio de 2019, pela Coordenadoria Técnica de Registro Sindical do governo federal. Leia aqui a matéria do Sindoif.

Em resposta, o Proifes-Federação acusou o Sindoif de “faltar com a verdade ao publicar sobre o arquivamento do pedido de registro sindical pelo Ministério da Justiça de um dos sindicatos da Federação”.

Em um texto ao mesmo tempo agressivo e confuso, a referida entidade sindical afirmou que o Sindoif “de forma irresponsável” teria apresentado a decisão de arquivamento da carta sindical do SindProifes – uma entidade federada ligada ao Proifes-Federação.

Breve relato dos fatos

O Proifes surgiu como “Fórum” em 2004 (veja aqui o CNPJ), sendo que à época não era uma entidade sindical. Somente em 2012 o “Proifes-Fórum” foi transformado em “Proifes-Federação”, alterando seu estatuto e atualizando suas informações cadastrais para Federação Nacional, conforme consta na própria página da entidade.

Ocorre que o Proifes foi transformado em uma entidade sindical bem antes de 2012, a partir de uma reunião fechada, chamada como assembleia geral, ocorrida em 6 de setembro de 2008 na sede da CUT em São Paulo (veja na foto a seguir). A entidade sindical surgiu com o nome de Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Federal (veja aqui o CNPJ), com estrutura de sindicato nacional e abrangência em todo país.

O estatuto do referido sindicato nacional (link da própria entidade) indica que a data e o local de sua fundação coincidem com as informações anteriormente mencionadas, além da sede jurídica e administrativa do sindicato nacional ser o próprio endereço do Proifes-Federação (o mesmo que consta nos dois CNPJ apresentados).

O Sindoif reafirma que o pedido de registro de carta sindical do Proifes, protocolizado em setembro de 2008 e oriundo da referida reunião fechada ocorrida na sede da CUT em São Paulo, foi arquivado em maio de 2019 (veja aqui). Portanto, nada justifica o Proifes alegar que o Sindoif “faltou com a verdade” ou agiu “de forma irresponsável”, pois todas as informações estão devidamente documentadas.

Mostra a carta Proifes

O Sindoif – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – não pretende responder ao Proifes-Federação no mesmo tom pouco respeitoso. No entanto, para eliminar eventuais dúvidas, bastaria ao Proifes apresentar seu registro sindical válido.

Onde está a carta sindical válida do Proifes-Federação? Sim, porque o pedido de registro do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Federal, criado em 2008 na sede da CUT/SP, definitivamente foi arquivado. Onde está a documentação indicando, ao menos, quando o pedido de registro sindical do Proifes-Federação foi protocolizado junto ao governo federal? Quanto tempo mais os professores e as professoras do magistério federal vão ter que aguardar para conhecer a carta sindical do Proifes?

Fotos (capa e matéria): professores barrados na assembleia do Proifes em 6 de setembro de 2008, na Rua Caetano Pinto, nº 575 – Brás – São Paulo/SP (arquivo Sedufsm SSind).