ANDES-SN convoca Greve Nacional da Educação

No último dia do 64º CONAD do ANDES-SN, em Brasília, foi aprovado o calendário de lutas para o segundo semestre de 2019 com a convocação de uma Greve Nacional da Educação em 13 de agosto.

As seções do ANDES-SN que compõem o setor das IFES (instituições federais de ensino) terão até o dia 26/7 para fazer rodada de assembleia geral para se preparar para as lutas de agosto. A ideia é aprovar assembleia permanente e avaliar a possibilidade de uma greve da categoria.

Nos dias 27 e 28 de julho haverá uma reunião do setor das IFES em Brasília para consolidar os resultados das assembleias das seções sindicais e traçar a estratégia de enfrentamento a proposta de financiamento da educação que o MEC irá apresentar aos reitores em 16 e 17/7. Sobre esse assunto leia o MANIFESTO DE ALERTA EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E GRATUITO.

Diante do cenário de constantes ataques do governo Bolsonaro à educação e aos trabalhadores, os delegados e delegadas presentes ao Conad do ANDES-SN, que ocorreu entre 11 e 14/7, deliberaram por incorporar a data sugerida pela CNTE para paralisação do setor da educação básica e propuseram denominá-la de GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

O ANDES-SN irá procurar a FASUBRA, o SINASEFE, a UNE, a UBES, a ANPG e a FENET para viabilizar uma greve de todos os segmentos das universidades, institutos federais e CEFET.

O Sindoif SSind – Seção do ANDES-SN no IFRS, convoca os professores e professoras dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão para a assembleia geral que irá avaliar e apontar a opinião da base sobre a construção da luta para a presente conjuntura.

Nossa AG será no próximo dia 22/7, segunda-feira, a partir das 14h no auditório Prof. Dr. Rui Cruse (térreo) do Campus Porto Alegre. A assembleia é aberta com direito a voz e voto para docentes da base, independente de filiação ao ANDES. E será aberta a participação de técnico-administrativos em educação e estudantes, com direito a voz, por deliberação do Conad que indicou a construção coletiva da luta.

Venha construir conosco a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO 13 DE AGOSTO!