Em sessão confusa, Consup aprova 2º ciclo de APNP

Em sessão extraordinária, ocorrida na sexta, 13, o Conselho Superior do IFRS aprovou novo ciclo de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) e rejeitou o retorno do calendário acadêmico na modalidade remota. Leia detalhes.

A sessão do Conselho Superior convocada para ocorrer na sexta-feira, 13, com objetivo de debater um cronograma de novo ciclo de APNP foi marcada por muita polêmica.

Após um debate relativamente tranquilo, mas que apontou diversas críticas ao caráter excludente do ensino remoto, a votação da proposta demarcou uma forte divisão entre defensores do retorno do calendário acadêmico na modalidade remota e opositores de tal proposição.

Na primeira votação a proposta de retorno do calendário acadêmico na modalidade remota, a partir de janeiro de 2021, foi aprovada pela maioria do plenário. Tal proposição foi apresentada em forma de destaque ao texto original pelo representante docente do Campus Feliz, Prof. Cleonei Cenci.

No entanto a conselheira docente do Campus Alvorada, Profª Manuela Finokiet, atual vice-presidenta do SINDOIF e vice-presidenta eleita da Regional RS do ANDES-SN, apresentou questão de ordem com base no Regimento Interno do Conselho. Tal pedido solicitava que fosse refeita a votação porque o texto original, ressalvados os destaques, não havia sido aprovado preliminarmente como prevê o regulamento interno do órgão máximo do IFRS.

Após um longo debate, em que o presidente do Consup e Reitor do IFRS, Prof. Júlio Heck, reconheceu o equívoco no encaminhamento de votação da proposta e acolheu a questão de ordem da conselheira Manuela, a votação foi reiniciada.

A maioria do plenário aprovou a proposta de cronograma apresentada pela Pro-Reitoria de Ensino (PROEN) e que previa mais um ciclo de APNP no IFRS, ressalvados os destaques que haviam sido apresentados para votação posterior.

O primeiro destaque a ser apreciado foi justamente a proposta substitutiva apresentada pelo conselheiro Cleonei, que previa o retorno do calendário acadêmico no formato remoto. Apesar da expectativa de aprovação do destaque, cerca de 1/3 (um terço) dos conselheiros e conselheiras presentes mudaram o voto, em comparação com a 1ª votação do tema, e rejeitaram a proposta de retomada do calendário acadêmico em janeiro de 2021.

Pelo texto que foi aprovado no Consup, na sessão de 13/11, o debate sobre a retomada do calendário acadêmico ficou postergado para fevereiro. No texto final, após a votação de todos os destaques apresentados, a data limite para início do novo ciclo de APNP ficou sendo 18 de janeiro de 2021.