Reposição salarial já ou GREVE UNIFICADA em março

Em reunião do FONASEFE – fórum que reúne as entidades do serviço público federal (SPF) – ocorrida na sexta, 14, foi deliberado um calendário de luta em defesa da reposição salarial para todas as servidoras e todos os servidores federais.

Quer ingressar e lutar no ANDES-SN? Sindicalize-se online aqui.

Diversas entidades representativas das servidoras e dos servidores públicos federais (SPF) se reuniram no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), na manhã dessa sexta-feira (14), e definiram um calendário de mobilizações para a construção da greve unificada do funcionalismo.

Na terça (18), será protocolada a pauta de reivindicações junto ao governo federal, no Ministério da Economia e no Palácio do Planalto, com pedido de abertura de negociações. Em Brasília (DF), haverá, também, um protesto em frente ao Banco Central.

Ainda em janeiro acontecerá uma plenária ampliada com o conjunto dos servidores públicos e, no início de fevereiro, um ato no Congresso Nacional, na abertura do ano legislativo.

Além da defesa dos serviços públicos, de melhores condições de trabalho e ainda pela revogação da EC 95 e retirada de pauta da PEC 32, as e os servidores lutam pela reposição do poder de compra de seus salários, corroídos pela inflação acumulada nos últimos anos.

A pauta tem sido construída nesse sentido da reivindicação salarial, mas também incluíndo a derrubada da PEC 32, a questão da revogação da EC 95, pois entendemos que ela é um dos fatores principais que fez com que a pauta salarial e todos os outros direitos da classe trabalhadora tenham sido esmagados em nome do ajuste fiscal, do Teto dos Gastos. Essas foram as principais discussões [na reunião do Fonasefe] e agora as categorias iniciam o seu processo de construção da greve nas suas bases”, disse a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura.

Embora a defasagem salarial seja anterior a 2019, a reivindicação que será protocolada pelo Fonasefe junto ao Executivo federal focará nas perdas acumuladas durante o período de governo de Jair Bolsonaro, que já somam 19,99%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE).

A presidenta do ANDES-SN ressalta ainda que, além da não reposição da inflação, com a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro que aumentou o repasse de servidoras e servidores, houve ainda uma redução no salário do funcionalismo.

Saímos da reunião do Fonasefe com o compromisso, do conjunto dos servidores públicos, de construção dessa greve. E, a partir de agora, estamos nesse processo de Estado de greve, de protocolar a nossa pauta, de construção das negociações com o governo e de mobilizações para que tenhamos sucesso e vitória com essa pauta de realinhamento salarial e de derrubada dos ataques aos serviços e servidores públicos”, finalizou Rivânia.

Confira a agenda de lutas definida pelo Fonasefe:
18/01 – Dia Nacional de Mobilização/ministério da economia para protocolar a pauta de reivindicações; ato em frente ao Banco Central;
24/01 –  Celebrar o Dia Nacional de luta dos aposentados;
27/01 – Plenária virtual dos servidores;
28/01 – Coletiva de Imprensa sobre os encaminhamentos aprovados na Plenária;
02/02 – Ato em Brasília na abertura do ano legislativo;
14 a 25/02 – Jornada de luta (Estado de greve);
09/03 – Deflagração da Greve pelas categorias.

O SindoIF – Seção do ANDES no IFRS irá reunir sua diretoria no próximo sábado, 15, para debater estes encaminhamentos e convocar a assembleia geral da base dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão para deliberar sobre a proposta de greve unificada.

Venha lutar em um sindicato classista e com mais de 70 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 40 anos de lutas.

Sindicalize-se online aquiSindicato é pra lutar, não para assistir!