Congresso do ANDES-SN indica construir a greve

Realizado em Fortaleza/CE, entre 26 de fevereiro e 1º de março, o 42º Congresso do ANDES-SN aprovou a indicação da mobilização nas bases para a construção da greve ainda no 1º semestre de 2024.

As delegadas e os delegados presentes ao 42º Congresso entenderam que não é admissível aceitar a proposta de ZERO% de recomposição salarial reafirmada pelo governo federal na mesa de negociação.

A proposta de ZERO% para servidoras e servidores da educação em 2024 contrasta com os acordos assinados entre o governo federal e outras categorias do serviço público da União, como PF, PRF, agentes penitenciários federais e analistas do Banco Central, fazendo cair por terra o argumento do governo da necessidade de “aguardar o aumento da arrecadação em 2024 para propor um índice”.

Dentre as diferentes propostas apreciadas pelas delegadas e delegados no 42º Congresso, prevaleceu o indicativo de mobilizar à construção da greve do ANDES-SN em unidade com as entidades da educação e tendo como horizonte uma greve do serviço público federal. A partir da proposta aprovada, a diretoria do ANDES-SN foi autorizada pelo Congresso a construir o indicativo de greve em conjunto com a FASUBRA, o SINASEFE, a UNE, a UBES e a FENET.

A proposta de pauta da greve deverá ser construída a partir da mobilização nas seções sindicais, tendo como horizonte a luta em defesa do serviço público, como a revogação do entulho regulatório bolsonarista e a retirada da PEC 32 do Congresso Nacional, a revogação das contrarreformas, como o NEM e as reformas da previdência, a luta pela recomposição do orçamento das instituições federais de ensino, da ciência e tecnologia e da assistência estudantil, a defesa de políticas de enfrentamento ao assédio e ao adoecimento de servidore(a)s e estudantes, a reestruturação das carreiras, a recomposição salarial e a reposição das vagas de docentes e técnico-adminstrativos em educação.

O SINDOIF irá ampliar durante o mês de março sua agenda de reuniões e atividades de mobilização em cada campus da base, preferencialmente de forma articulada com a ASSUFRGS, com a FENET e com as entidades estudantis locais. Venha construir a pauta local e mobilizar para garantir avanços na campanha salarial 2024. E mostrar ao governo que ZERO% somente soma desrespeito.

Sindicato é pra lutar, não para assistir! Venha lutar com o ANDES Sindicato Nacional.