Docentes do IFRS rejeitam a proposta do governo e mantêm a greve

As professoras e os professores do IFRS reuniram-se em assembleia geral em 24/4, no Campus Alvorada, para avaliar a proposta que o governo federal apresentou na mesa docente.

Com a participação de 78 docentes, as professoras e os professores rejeitaram por unanimidade a proposta do governo federal e aprovaram uma contraproposta, sugerida pelo Comando Local de Greve (CLG), que será encaminhada ao Comando Nacional da Greve do ANDES-SN. A contraproposta prevê 8 pontos para negociação com o governo federal, conforme segue:

1. Recomposição do orçamento 2024 das instituições federais de ensino aos valores executados em 2023, inclusive no que se refere à assistência estudantil.
2. Revogação imediata da Portaria MEC 983/2020.
3. Somar os valores de vencimento básico (VB) e de retribuição por titulação (RT), em 2024, formando um único valor de remuneração docente.
4. Aplicação linear de 3,5% na remuneração docente a partir de junho de 2024.
5. Concordância com a proposta do governo referente a janeiro de 2025: reajuste de 9% e ampliação dos steps de 4% para 4,5% para progressão entre os níveis 2 até 4 das classes Adjunto e Associado (MS) e das classes DIII e DIV (EBTT).
6. Aplicação de 8,8% de reposição em maio de 2026 e ampliação dos steps de 4,5% para 5% para progressão entre os níveis 2 até 4 das classes Adjunto e Associado (MS) e das classes DIII e DIV (EBTT).
7. Aceitar a proposta de benefícios para maio de 2024 e exigir equiparação com os valores do judiciário e do legislativo até 2026.
8. Apoiar a pauta de reposição salarial dos colegas técnico-administrativos em educação.

A assembleia aprovou, ainda, duas moções que serão encaminhadas ao Comando Nacional de Greve do ANDES-SN. E definiu o nome de colegas para compor o CNG nas próximas 3 semanas.

A expectativa do Comando Local de Greve é iniciar a 2ª semana do movimento, em 29/4, com calendários letivos suspensos em 4 campi dos 7 que formam a base do SindoIF. O Campus Viamão e o Campus Restinga já aprovaram a suspensão do calendário.