GREVE GERAL 14J marcada por atos massivos no país

A GREVE GERAL de 14 de junho foi marcada por importantes atos em todo país. No RS o Sindoif atuou na capital, em Osório e em Taquara, construindo atos unitários com ampla participação de trabalhadores e estudantes. Veja detalhes.

O 14 de junho iniciou na madrugada quando trabalhadores e estudantes forma às garagens do transporte coletivo na Região Metropolitana da capital para dialogar com os motoristas e cobradores com intuito de fomentar a adesão à greve.

O Sindoif esteve presente nas garagens em Porto Alegre e Viamão. Na capital houve forte repressão por parte da Brigada Militar junto as garagens de todas as empresas de transporte. Na zona sul, próximo a garagem da VTC, na Av. Cavalhada, um grupo de trabalhadores e estudantes foi surpreendido por uma emboscada da Brigada Militar. A BM chegou em um momento em que os manifestantes estavam ao lado da garagem e cercou o grupo atirando balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio. Nessa operação foram detidos 51 manifestantes, dentre os quais o presidente do Sindoif, Prof. André Martins. O grupo foi liberado ao longo do dia, sendo que, após a liberação de todos e todas, a BM prendeu um dos advogados que estava defendendo os manifestantes. A foto a seguir mostra a saída do presidente do Sindoif SSind da 2ª DP de Porto Alegre, ao lado do advogado do ANDES, Jefferson Alves, da CSPM.

Na parte da tarde os atos na capital e no interior foram marcados pelo colorido das representações de sindicatos e movimentos sociais e pela criatividade e alegria dos estudantes. Em Porto Alegre estudantes do IFRS confeccionaram um dragão branco para simbolizar a luta pela paz e contra o ódio. Os estudantes fizeram o dragão e o usaram ao longo de toda marcha do 14J em Porto Alegre, como se observa no vídeo a seguir.

Também em Osório os manifestantes foram às ruas para lutar contra os cortes na educação e a retirada de direitos dos trabalhadores. A pauta do desmanche da previdência mais uma vez construiu a unidade entre estudantes e trabalhadores.

Os servidores do IFRS estiveram, ainda, no ato unificado de Taquara – junto com o CPERS e outros sindicatos. O ato contou com a participação do Sindoif e da Assufrgs, a partir de colegas do Campus Rolante (vide foto a seguir). No sábado, 15, dia letivo no Campus Rolante, a comunidade foi recepcionada com uma faixa contra os cortes na educação.

Em todo país a GREVE GERAL de 14 de junho demonstrou a força dos trabalhadores em educação e dos estudantes, apesar do ódio dos defensores do atual governo. Um exemplo desse ódio foi registrado em Niterói (RJ), onde 3 manifestantes ligados ao movimento docente foram atropelados por um ativista da cultura propagada pelo atual governo. Uma das manifestantes atingidas foi a ex-presidenta do ANDES-SN, Marinalva Oliveira (UFRJ), além da colega da UFF e professora de artes, Kate Paiva.

Veja a seguir algumas imagens e um vídeo das mobilizações do 14 de junho na base do Sindoif ANDES IFRS.

Foto de capa: Sul21