MEC lança Future-se do ensino técnico e tecnológico

Chamado de “Novos Caminhos”, o projeto de privatização do ensino técnico e tecnológico, apresentado por Weintraub para ser o Future-se da Rede Federal de Educação Profissional, foi lançado em 08 de novembro pelo MEC. Confira detalhes.

Um tanto quanto ‘escondido’ da mídia, em um período em que Lula saiu da prisão e Evo Morales sofreu golpe de estado na Bolívia, o MEC apresentou em 8 de novembro sua proposta para privatizar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Chamado de “Novos Caminhos”, o projeto pretende ser o “Future-se” dos Institutos Federais e dos CEFET. O eixo central da proposta fala em “parcerias da Rede Federal com o Sistema S” e “disseminar a cultura do empreendedorismo e alavancar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que atendam as reais demandas do setor produtivo”.

A proposta foi apresentada pelo ministro Abraham Weintraub e pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes (veja aqui).

No eixo “Gestão e Resultados”, o MEC prevê “reconhecer mais de 11 mil diplomas” de pessoas que concluíram a formação técnica na rede privada de ensino desde 2016, mas não tinham chancela “por falta de ordenamento jurídico”.

O eixo “Articulação e Fortalecimento” prevê garantir atualização pedagógica para 40 mil professores, que “terão aulas sobre empreendedorismo, orientação profissional e vocacional”. Também serão ofertadas bolsas para os projetos que se insiram na visão empreendedora, subjugada às demandas do setor produtivo. Tudo isso com ênfase nos itinerários formativos da reforma do ensino médio.

Com o “Novos Caminhos”, o governo quer facilitar as parcerias público-privadas entre a Rede Federal de Educação Profissional, as unidades federativas, o Sistema “S” e as instituições privadas de ensino. A ideia do governo é abrir 1,5 milhão de vagas na educação profissional e tecnológica até 2023.

E tudo isso reduzindo o orçamento de custeio e de investimento dos Institutos Federais e dos CEFET. Sem falar, é claro, nos ataques às carreiras de docentes e técnico-administrativos em educação.

Venha lutar contra a privatização dos Institutos Federais e dos CEFET. Diga NÃO ao Projeto “Novos Caminhos”. Filie-se ao ANDES-SN! Clique aqui.

Sindicato é pra lutar, não para assistir!