Massivo ato em defesa do serviço público no RS

Servidores e servidoras federais, estaduais e municipais se reuniram em Porto Alegre na quinta, 14, para marcar uma grande ato em defesa do serviço público e contra os ataques de Jair Bolsonaro, Eduardo Leite e dos prefeitos de direita.

Os professores e professoras da base do CPERS Sindicato decidiram, em assembleia geral que ocorreu na Praça da Matriz na manhã de 14/11, deflagrar greve a partir de segunda-feira, 18 de novembro.

O Sindicaixa, o Sindicepe e o Sintergs organizaram, também na quinta pela manhã, em conjunto com outras associações de servidores estaduais, uma assembleia unitária para rejeitar o pacote de Eduardo Leite.

Na parte da tarde, a partir das 14h, servidores e estudantes fizeram uma marcha que partiu da Av. Alberto Bins, em frente a sede do CPERS, e que seguiu até a Praça da Matriz.

Milhares de pessoas tomaram a praça para protestar contra Bolsonaro e Leite. E para denunciar que o prefeito de Porto Alegre, Marchezan Jr, agiu deliberadamente para impedir que a manifestação ocorresse no Largo Glênio Peres, local que havia sido originalmente agendado.

Na chegada na Praça da Matriz, um caminhão de som propiciou que diferentes entidades vinculadas ao serviço público federal, estadual e dos municípios, pudessem expor sua preocupação com o quadro de ataques aos servidore(a)s e suas instituições.

O ANDES foi representado no ato pela fala da presidente da Seção da UFRGS, Profª Rúbia Vogt, que falou em nome dos docentes da UFRGS e do IFRS. Rúbia fez veemente defesa do serviço público e criticou os ataques de Bolsonaro contra universidades, institutos federais e CEFET.

Veja a seguir algumas imagens do ato.