Nota de apoio à comunidade do Campus Abelardo Luz do IFC

sindoif - andes - ifrs - site

O Sindoif SSind – Seção do ANDES-SN no IFRS – manifesta seu apoio aos/as servidores/as e estudantes do Campus Abelardo Luz do Instituto Federal Catarinense (IFC).

O Sindoif SSind manifesta sua indignação com os ataques das forças conservadoras e do Ministério Público Federal (MPF) que visam a remoção do Campus Abelardo Luz do IFC. Nosso sindicato é solidário com a luta dos/as servidores/as e estudantes deste importante campus que compõe a Rede de Educação Profissional e Tecnológica em nosso país.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma Ação Civil Pública ao Instituto Federal Catarinense, à União e à Prefeitura Municipal de Abelardo Luz, solicitando o fechamento do campus – que se encontra localizado dentro de um assentamento do MST.

Em 2017, a Polícia Federal apreendeu os celulares e computadores dos gestores do campus, sob alegação de ingerência do MST na autarquia, em claro atentado contra a autonomia da instituição.

O Campus Abelardo Luz é fortemente vinculado às reivindicações populares e sua instalação causou fortes reações dos setores sociais mais privilegiados da região. A remoção do campus da área que ocupa é uma afronta aos direitos dos povos do campo e dos indígenas.

Segundo o servidor técnico-administrativo em educação do IFC, Michel Silva, a intervenção direta de empresários da região no cotidiano das instituições nunca foi problema. “Para o MPF, somente a relação das instituições públicas com os movimentos sociais, e com a comunidade em geral, é considerada criminosa“, disse.

Esse processo de ataque à autonomia da instituição se insere em um longo embate, iniciado ainda na fundação do campus, há cerca de 4 anos, envolvendo empresários locais e políticos da região que consideram absurda a implantação de uma instituição federal dentro de um assentamento de reforma agrária. A tentativa de fechamento do Campus Abelardo Luz significa um profundo ataque aos/as trabalhadores/as do campo e da cidade, tolhendo seu direito de acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, conquistado em décadas de lutas“, complementou Michel Silva.

O Sindoif SSind se solidariza com os companheiros e as companheiras do IFC, reafirmando nossa disposição para a luta conjunta em defesa da educação pública e dos Institutos Federais.

Nenhum Campus a menos! Nenhum estudante a menos!

Sindoif SSind – Seção do ANDES Sindicato Nacional no IFRS.