Assembleia aberta do Sindoif constrói plano de luta

A assembleia geral aberta do Sindoif, ocorrida em 22 de julho, contou com a participação de docentes, técnicos e estudantes e apontou para a construção de uma agenda de luta para enfrentar o desmanche da previdência e a destruição da educação pública.

A AG do Sindoif SSind foi aberta à participação de todos os segmentos da comunidade do IFRS e contou com a presença do Reitor, Prof. Júlio Heck, além da assessoria jurídica do sindicato, representada pelo advogado Tiago Schneider, que traçou um panorama sobre as principais mudanças contidas na reforma da previdência aprovada em 1º turno pala Câmara Federal.

O Reitor do IFRS abordou o projeto “Future-se”, que foi apresentado pelo MEC na semana anterior. Para o Prof. Júlio Heck, a proposta aparentemente não foi pensada para os Institutos Federais, pois não apenas os dirigentes da Rede de Educação Profissional e Tecnológica foram convidados de última hora para a apresentação oficial do “Future-se”, como todo o protagonismo do projeto esteve associado a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC.

Segundo o Prof. Júlio, o debate sobre a eventual adesão, ou não, do IFRS ao “Future-se” acontecerá no Conselho Superior e sua participação na assembleia do Sindoif/ANDES iniciava um processo de diálogo da Reitoria com os sindicatos e as organizações estudantis para avaliar o projeto do governo, antes da próxima sessão do CONSUP marcada para 12 de agosto no Campus Alvorada.

A partir dos informes a respeito do 64º Conad, ocorrido em Brasília entre 11 e 14 de julho, foi acentuado o debate sobre os caminhos de luta para enfrentar a proposta de desmanche da educação pública – que se iniciou com o bloqueio de verbas, se estendeu, agora, com a proposta de privatização das universidades, institutos federais e CEFET contida no “Future-se” e aponta, na sequência, para a destruição das carreiras dos servidores federais, através do fim da estabilidade e dos concursos públicos, bem como a possível cobrança de mensalidades dos estudantes, ações que já estão na pauta do governo de extrema-direita.

No debate, a maioria dos docentes, técnico-administrativos e estudantes presentes na assembleia sugeriu a continuidade das ações centradas em “dias de luta”, sem apontar, ainda, a necessidade de uma greve continuada das categorias dos trabalhadores em educação como o eixo do enfrentamento contra a política de desmonte da educação pública.

A necessidade da construção de uma agenda unitária entre todos os sindicatos e organizações estudantis também foi apontado como prioritário pelos presentes à assembleia. E definiu-se encaminhar à reunião dos setores do ANDES-SN, que vai ocorrer nos dias 27 e 28/7, a proposta de campanha pela saída do atual ministro da educação, a partir da consigna “FORA WEINTRAUB“, por entender que o atual ministro não possui condições emocionais e muito menos competência técnica para ocupar a função de titular do MEC.

A assembleia também definiu o nome do Prof. Mário San Segundo (Campus Viamão) para representar o Sindoif na Comissão Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN que estará em Brasília na semana de 5 a 9 de agosto, tanto para atuar na Câmara Federal antes da votação em 2º turno da reforma da previdência quanto para organizar as ações voltadas à GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO de 13 de agosto. Será a primeira vez que o Sindoif SSind irá compor a CNM do ANDES.

No dia seguinte à assembleia, ocorreu uma reunião dos sindicatos e entidades estudantis na sede da Assufrgs. A reunião estabeleceu uma agenda de luta para as próximas semanas, que inclui:

24 de julho: Debate com os Reitores da UFRGS, UFCSPA e IFRS a respeito do Future-se na sede da Adufrgs Sindical – a partir das 14h30;

25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, com aula-pública na esquina democrática a partir do meio-dia (12h);

31 de julho: Plenária do ANDES na UFRGS para debater o ‘Future-se’, a partir das 12h na FACED;

05 de agosto: Consuni aberto da UFCSPA com o ‘Future-se’ em pauta, no salão nobre daquela universidade a partir das 11h;

09 de agosto: Reunião do Reitor do IFRS com os estudantes para tratar do ‘Future-se’, a partir das 15h no Campus Porto Alegre (auditório do térreo).

12 de agosto: Consup do IFRS com o ‘Future-se’ em pauta, a partir das 13h no Campus Alvorada;

13 de agosto: GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO (atividades em construção).

A próxima reunião unitária dos sindicatos e organizações estudantis da UFRGS, UFCSPA e IFRS está marcada para 30/7 as 18h na sede da Assufrgs. AGENDE-SE e venha lutar conosco!