ANDES-SN indica deflagração de greve para 15/4

Por sindoif

O Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN aprovou o indicativo de greve das e dos docentes das universidades federais, institutos federais e cefets da base do Sindicato Nacional para 15 de abril.

A deliberação teve como base o resultado das assembleias realizadas nas seções sindicais, as quais, por ampla maioria, referendaram a decisão congressual pela necessidade de construção de uma greve. A reunião do setor das federais do ANDES-SN ocorreu em Brasília/DF, em 22 de março. O SINDOIF foi representado pelo Prof. Claudio Fernández, do Campus Canoas.

A reunião contou com a participação de representantes de 37 seções sindicais, que avaliaram as deliberações da categoria e as indicações feitas na primeira rodada de assembleia, depois de o 42º Congresso do ANDES-SN aprovar a construção da greve nas instituições federais de ensino e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, rumo à greve unificada do funcionalismo público federal. Também foram apresentados informes encaminhados por seções sindicais que não estiveram presentes na reunião, e que serão incluídos no relatório da reunião.

Encaminhamentos

Além de aprovar o indicativo de greve da base do ANDES-SN para 15 de abril e o calendário de rodadas de assembleias, a reunião do Setor das Federais do ANDES-SN apontou ainda outros encaminhamentos, para intensificar a mobilização da categoria. Confira:
– Reforçar o dia 03/04 como Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, com foco em ações nos estados, em articulação com os demais servidores/as;
– Construir a jornada de lutas do Fonasefe de 16 a 18 de abril, com atividades em Brasília.
16/04: Audiência pública na Câmara Federal;
17/04: Caravana e Marcha em Brasília dos servidores e das servidoras;
18/04: atividades setoriais, possibilidade de ato no MEC das entidades da Educação;
– Intensificar a produção de material do ANDES-SN e unificado com as entidades da Educação sobre a greve e as pautas;
– Incorporar na agenda de mobilização possíveis dias de luta que venham a ser construídos pelos comandos de greve da Fasubra e Sinasefe;
– Que os comitês locais ampliem a articulação com as demais categorias de trabalhadores e estudantes; e que sejam criados comitês nos locais onde não existem.

O SINDOIF está convocando Assembleia Geral Docente para 27/03 (quarta-feira), a partir das 15:30h. A parte presencial irá ocorrer no Campus Canoas e a assembleia terá a seguinte proposta de pauta:

1. Informes;
2. Agenda do Dia de Paralisação e Mobilização em 03/04;
3. Deflagração da greve e votação do indicativo de data;
4. Assuntos gerais.

Reafirmamos que nos temas que serão apreciados pela Assembleia Geral de 27/3, as professoras e professores dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão terão direito a voz e voto, independentemente de sindicalização, ou não, ao ANDES-SN.

Compartilhe nosso conteúdo